quarta-feira, 15 de maio de 2013

Porque as primeiras são as mais difíceis

Há um coisa que ataca toda a gente (por favor, se alguém com mais de 25 anos ainda não travou conhecimento com elas, mandai-me um mail). Uma pessoa tenta tenta, mas elas aparecem vindas dos caminhos do mal e vincam-se em nós. Rugas meus queridos, falo de rugas.
O que fazer contra as ladras que tentam roubar-nos a juventude? Jogar à defesa. Prevenção sempre!
Com protector solar de preferência, gritam os dermatologistas. E a Muito Pipi está com eles, louca que é por SPF. Tenho as minhas razões: uma pele super clara e conselhos de um dermatologista fofinho que vê num bom bloqueador solar o primeiro dos cuidados anti-rugas.
Na verdade, se pensarem bem na expressão "Black don't crack" (que é como quem diz "negros não enrrugam") vão rapidamente perceber que há uma coisa que as pessoas de pele escura têm a seu favor: resistência ao sol. Não quero com isto dizer que só os super branquinhos têm de usar protector solar. Nada disso. Simplesmente os clarinhos da vida estão muito mais desprotegidos.
Então, primeiro passo parte A, proteger. Primeiro passo parte B? Hidratar. Ah pois! Isso de sair do banho directamente para a vida não é bom para pele alguma. Nem para as oleosas, meus queridos. O hidratante pode parece uma coisita desnecessária, mas diz-se por aí que ajuda a manter uma boa aparência. Andam até a circular resultados de um estudo (sério ou não, não faço ideia) que apontam para a possibilidade de pele seca enrrugar mais facilmente. E por seca entenda-se toda a pele que não tem o que precisa. Neste contexto, atenção muita atenção aos olhos (como já foi falado aqui), que precisam de amor e carinho. De manhã e à noite.
Entretanto, a dita cuja da noite parece ser uma óptima altura para jogar para cima do rosto e do pescoço (sim, por favor, não esqueçam o pescoço. Ah, e já agora, o decote também) produtada anti-ruguesas. Os melhores? Dermatos (que nome bonitinho) falam de:
-Vitamina A (retinol, ácido retinóico)- Parece que esta coisinha fofa estimula produção de colagénio e previne que as céluluas se passem. Wiiiii. Tudo isto enquanto melhora o aspecto de alguns danos do sol e evita borbulhas do mal. O mais interessante é que aparentemente este ingrediente começou por ser usado no tratamento de acne. Só mais tarde se percebeu que ajudava rugas do mundo.
Como efeitos secundários pode haver alguma secura, descamação e sensibilidade ao sol. À partida, nada que a dupla hidratante e protector solar não resolva.
-Vitamina C (ácido ascórbico)- Antioxidante queridinho (ai gosto tanto!!!) que ajuda a proteger do sol e a clarear manchas do demónio.
-Vitamina E (tocoferol)- Juntamento com a C, esta vitamina ajuda na luta contra o sol, ao mesmo tempo que parece hidratar e manter a firmeza da pele.
-Alfahidroxiácidos (AHAs: ácido glicólico, ácido málico, ácido láctico, ácido cítrico) - Supostamente deixam a pele mais grossa. Mas parece que é uma coisa boa, meus queridos. Também sacam coisas mortas envelhecedoras. Ah, em grandes quantidades podem mesmo aumentar a produção do tão querido colagénio.
-Ácido hialurónico (Hydrolized Hyaluronic Acid, Sodium Hyaluronate, Sodium Acetyl Hyaluronate, Hydroxypropyltrimonium Hyaluronate)- Estimula colagénio e potencia a hidratação. Parece pouco? Fofuras, é muito do que uma pessoa precisa para ser feliz.
Fora cuidados cosméticos (alguns realizados em consultórios médicos) há uma ou outra coisinha que pode fazer toda a diferença. Sim sim, vão parecer pormenores de nada. Mas na dúvida uma pessoa agarra-se a qualquer coisa. Ora bem fofuras, armas contra o aumento de ruguesas desnecessárias (haverá outro tipo?):
-Óculos de sol - Para além de proteger os olhos, ajudam a manter a pele esticadinha. Não que os óculos jorrem altos concentrados anti-rugas, mas sim porque evitam os movimentos que fazemos quando estamos a ser agredidas por um super sol olho dentro.
-Chapéus - Tapam a carinha e portanto diminuem a incidência directa dos raios solares.
- Dormir dormir dormir, mas de cara para cima - Da minha parte posso acrescentar que sem umas 8 horinhas nada feito. Descansar a carinha pelos vistos não só sabe bem como faz bem, em particular virado para cima. Parece que dormindo de lado ou de barriga e respectiva face para baixo, há uma maior tendência para a formação de rugas de compressão. Amarfanhamento do rosto, diria eu.
- Fronhas de seda - Não, não estou a fazer uso do termo fronhas como sinónimo de cara. Não não. Por fronhas entendam-se as coisas que cobrem as nossas almofadas. A ideia (que pode ser um pouco estranha) é tem a ver com facto do algodão (material tipicamente usado em fronhas) absover coisas. Como se o malvado nos roubasse durante a noite toda a hidratação do rosto e até do cabelo. Ladras na nossa cama? Nunca!
- Comidinha da boa - Beleza de dentro para fora, fofuras. A Muito Pipi não fala muito disso no blog, mas a verdade é que aquilo que comemos influencia em muito o bom aspecto do nosso rosto, corpo e cabelo. A ideia será portanto rechearmos a nossa dieta de alimentos guerreiros contra a oxidação. Ah, a omega-3 parece que é maravilhoso (salmão fresquinho!!!!).
E da minha parte é isto. Mas vá queridos, não nos vamos enganar. Por melhor que tratemos a nossa pele, a verdade é que mais tarde ou mais cedo  (antes tarde do que cedo!) as primeiras rugas à séria vão aparecer. De repente deixarão de ser pequenos risquinhos quase imperceptíveis à volta dos olhos. Um dia, vão estar por todo o lado. Por cima dos lábios, ao redor dos olhos, na testa, entre as sobrancelhas... Em profusão louca que nem um enxame de abelhas. Um festival de sulcos. Entretanto, para se juntarem à festa: perda de luminosidade, surgimento de manchas, flacidez... O drama! E acho que é aqui que todos os cuidados vão fazer a diferença. Todos vamos envelhecer. Nada contra (um bocadinho vá...). Mas há bom envelhecimento e mau envelhecimento.
Há velhotes enrrugados sim, mas luminosos e bonitos. E há idosos com aspecto de pele meia morta. Maquiagens e outras coisinhas à parte, acho que a imagem ao lado ilustra bem essa ideia. Quase 70 anos e este aspecto? Oh sim, por favor!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário