sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fora fora trubufu vermelho!

Quando o super querido Kim, do Rente ao Plasma, solicitou uma introdução ao tema "Vermelhidões faciais do inferno" a Muito Pipi pessoa em mim sentiu alegria! Se há coisa que eu conheço intimamente é essa. Vermelhidão é comigo. Sim meus queridos, assumo: sou uma ofendida pelo vermelho facial. Não é um vermelho louco tipo semáforo, mas é um tom que já se enquandra no mundo das características pouco simpáticas.
Assim, tenho todo um conjunto de ideias que podem ajudar os meninos (e algumas meninas) a educar rostos rebeldes. Entretanto, nunca é demais lembrar que, por melhores que sejam as dicas, é sempre bom visitar um dermatologista. Fofos, não há como negar, eles sabem muito de tudo o que tem a ver com a pele. E mais, há uma coisa que eles têm que nós não temos (ou pelo menos não devíamos ter): laser. É duro, mas em comparação com isto creio tudo o resto funciona mais numa lógica de gestão do problema do que de resolução.
Ainda assim não chorem! O que vem por aí é material do bom! 
E as super dicas da vermelha Muito Pipi são:
1. Protector solar, sempre! - Pois é. O sol, para além de tudo o resto, contribui para uma exacerbação da vermelhidão. Mas cuidado, atenção à composição dos produtos que usam para se proteger, já que uma pele avermelhada pode ser muito mais sensível a algumas quimicalhas. Neste sentido, poderá ser interessante optar por produtos com Óxido de Zinco ou Dióxido de Titânio, como é o caso do meu super queridinho Fluido Extremo (o nome... eu sei...).
2. Deitar fora tudo o que é agressivo - Não falo dos vossos familiares e amigos. Não. Refiro-me aos produtos que usam para higienizar o rosto. Meus queridos, um vermelho da vida lavar a cara com gel de banho tem muito potencial para o horror. Assim, talvez seja mais seguro procurar marcas que ofereçam uma limpeza suave e, de preferência, específica para o rosto.
3. Cremalhar! - Pois é, depois de lavar, é muito importante hidratar, especialmente quando falamos de peles que se revoltam com facilidade. Há até linhas de cuidado facial dedicadas exclusivamente ao pessoal que sofre com o vermelho indesejado. Neste contexto, aconselho sem medos o Roséliane (Uriage), o Antirougeurs (Avéne) e o Rosaliac UV (La Roche Posay). Nota importante: este último oferece também protecção solar.
Entretanto, e antes que corram para a farmácia para devolver o produto, devo informar-vos que é natural que muito dos hidratantes para pele com vermelhidão sejam verdes. Isso mesmo. Não, a ideia não é que se transformem num qualquer Stanley Ipkiss em fusão com a máscara louca. Não temam. A verdade é que o verde ajuda a neutralizar a cor vermelha. Assim, se o creme for esverdeado já disfarça a coisa.
4. Verdume sim! - Ora bem, como dizer isto... Já aconselhei cremes de cor verde. Vamos subir para um outro nível? 
Não é que um creme amigo não ajude, mas há dias na vida de uma pessoa em que pode fazer sentido um total aniquilamento de tudo o que é vermelho (Benfiquistas foquem-se. Estamos a falar de pele). Nessas alturas, um corrector verde, em stick ou em creme, pode ser uma excelente opção (a Avéne tem um belo dum verdinho).
Entretanto, e para não ser visto por aí com manchas verdes (jamais!), há que aplicar algo que uniformize a cor da pele. Não precisa de ser maquiagem, calma. Não! Pode simplesmente ser um hidratante com cor.
5. Água água água! Termal - Cá está ela de novo! Em momentos de grande horror, em que parece que o rosto vai rebentar num mar de vermelhidão, água termal para cima. Acalma muito!
6. Não entrar no esfreganço com a toalha - Toalha não é exfoliante fofuras. Basta pressionar ligeiramente até secar. Se a vossa pele é sensível, o contacto violento com um tecido pode aborrecê-la ainda mais. E ninguém quer acordar o monstro adormecido que vive dentro da malvada, pois não?
7. Comer, beber e avermelhar? - Pois que sim, há alimentos e bebidas que potenciam a aparência vermelha. Neste caso caberá a cada um perceber o que mais mexe com a sua pele, mas comigo há uma coisa que abala seriamente a cor do rosto: álcool. É triste, é duro, é injusto, mas é o destino. Não fosse a minha dedicação à beleza e creio que seria uma perfeita mulher da tasca. De bochechas e nariz vermelho. À espera da próxima dose de vermelhidão.
E com esta abaladora conclusão vos deixo por hoje. Isto perturba a pele de uma pessoa.

2 comentários:

  1. Querida Pipi,
    Já li o seu post, tirei notas, reli… muito obrigado pela atenção que me concede e é certamente imerecida. Vou seguir alguns dos conselhos.
    Por outro lado, afirmações como “é natural que muito dos hidratantes para pele com vermelhidão sejam verdes” ou “o verde ajuda a neutralizar a cor vermelha” deixam-me um pouco … como dizer, tenso?
    seu admirador disposto a tudo até a ficar esverdeado
    Kim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fofo Kim, é concerteza um merecedor!
      Compreendo que imaginar um rosto esverdeado pode ser profundamente perturbador, mas confie. Ficará maravilhoso!

      Eliminar